Vou começar este post com uma frase que eu citei ontem para uma
cliente e que me inspirou a escrever esse texto "é preciso ter uma boa
roupa para apresentar-se bem".
O que você entende por marca?
Muitos
acham que a marca hoje é apenas uma "marca". Não, pelo contrário, a
marca hoje é a principal engrenagem do avião, ou seja, é o principal
elemento de sua organização/empresa para garantir uma boa decolagem.
Hoje a marca é base de qualquer negócio, seja em qualquer atividade, em
qualquer lugar. Uma boa marca é significado de uma visibilidade ampla, é
o elemento simbólico que vai representar sua organização/negócio e que
vai atrair seu público alvo/consumidor.
Costumo dizer
que a marca é um parque de diversões, onde a brincadeira envolve os
produtos/serviço que sua organização/empresa vende. O consumidor come,
compra, digeri, aquilo que vê. O público alvo de cada area comercial
hoje está mais atento, mais observador e dúvido muito que se
colocassemos numa prateleira produtos com marcas trocadas, teríamos um
bom resultado do poder que cada uma tem sobre a a mente do consumidor.
Por
exemplo: Fiz uma simulação aproveitando a nova campanha da Coca-Cola
"Descubra a Sua Coca-Cola Zero". Falarei sobre ela em outro post que
estou escrevendo.
Então o que digo sobre marcas forte se resume basicamente neste exemplo acima da Coca-Cola Zero. Consumimos o que fixamos em nossa mente, consumimos marcas que ativamente participam do mercado fazendo novas experiências com o consumidor.
As marcas hoje desmaterializam a economia mundial, antes vendíamos produtos, hoje vendemos símbolos visuais.
Olha o caso da Nike: o nome da marca começa com a letra "N" mas a marca não deixa de ser um "C" estilizado que visualmente falando dá impressão de um visto do "checklist". A Nike é hoje uma das marcas mais consumidas no mundo e mais bem vistas por investidores, quem não gostaria de colocar essa "marquinha" estampada no seu negócio?
Olha também o caso da Apple, que com sua maçã mordida dominou o mundo. A Apple hoje é febre, quem não quer ter uma maçã dessas em casa ou no escritório?
E a marca da batata frita? mais uma marca bem consumida mundialmente e antiga. Os novos que chegam, já chegam consumindo história. A marca tem um marketing muito forte lá fora e aqui dentro do nosso país.
Em primeiro lugar, a grande característica da marca Bombril é o nome, sempre fácil de ler e diz o que é o produto, em segundo é o slogan criado pelo Roberto Ferreira (fundador da Bombril) e em terceiro é o próprio produto final que serve para mil e uma utilidades, muitos até usam para melhorar sintonia de televisão nas antenas de TV. E ai? Bombril é ou não é uma marca forte?
São muitas as marcas hoje que consumimos com frequência ou por impulso. Mas uma coisa eu digo, nada vale se não soubermos explorar uma marca forte ou uma nova marca. Não adianta o cliente investir R$ 10.000,00 20.000,00 numa marca e depois sentar na cadeira e esperar o resultado chegar. Uma marca criada é apenas ínicio de uma história, agora cabe ao profissional e a empresa contratante para dar páginas aos diversos capítulos.
Enfim, se eu for falar de todas as marcas aqui, pode ficar cansativo ou não para alguns, mas é um conteúdo muito bacana e vale muito apena se aprofundar nos estudos das marcas e do design thinking, do branding e do UX Design "Melhorar a experiência do usuário".
Estudar, renovar conhecimentos e vencer desafios é sempre uma tarefa de qualquer designer. "O cliente também em algumas vezes nos ensina bastante" é bom atentar-se a tudo e não achar que porque é profissional que é o dono da razão.
Espero que tenham tido uma boa leitura e ter ajudado a esclarecer um pouco sobre o poder da marca na mente do consumidor final.
Aguardo comentários!
3 Comments
Obrigado à todos que estão lendo o post e não deixem de votar no BLOG, só clicar no SELO do TOPBLOG 2012 lá em cima, é bem rápido e vai me ajudar bastante.
Muito interessante! Essa é a mais pura verdade, o poder da imagem e do marketing faz a cabeça das pessoas que por sua vez estão acostumadas com tais imagens e os seus significados, ressaltando o poder socio-economico de certas empresas, confiando nas mesmas. Por muitas vezes avaliando os produtos/serviços pelo poder de sua imagem e não pela qualidade em sí. Robeer Ferreira (@Roberllan)
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