O Valor do Design

Eu sempre discuti esse assunto com amigos e colegas de trabalho e sempre disse: O Valor do profissional está no valor do seu trabalho e no valor que ele agrega para a empresa contratante. Então, saiu na Abril e achei muito importante essa publicação deles, por isso estou colocando aqui para meus leitores.



Saiu na Exame Abril - Preços milionários (ou irrisórios) de 8 logos famosos

São Paulo - O que faz um bom logotipo? Alguns dos mais icônicos símbolos de empresas foram criados por renomados estúdios de design a preços milionários. Outros da mesma lista foram gerados por acaso, ou vendidos a preço de banana.


Entre cores, tipografia, peso e identidade, as marcas têm muitas escolhas a fazer - e uma margem pequena para acertar na mira. Isso justifica os investimentos superlativos, mas não são poucas as vezes em que o resultado chega numa tacada de sorte. Confira nas fotos quais os valores por trás da origem de 8 logotipos famosos, segundo dados oficiais.


Coca-Cola




Quanto: Nada
O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva - uma fonte chamada Spencerian Script, desenvolvida no meio do século 19. A sugestão foi incorporada sem nenhum pagamento à Robinson. 


Quanto ela vale hoje
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca COCA-COLA está avaliada em US$ 71.861 bilhões, ocupando a posição de número 1 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.



Google



Quanto: 
Nada
Tudo fica mais fácil quando um dos próprios fundadores é quem desenha o logo, certo? Criado em 1998 por Sergey Brin, o símbolo sofreu algumas alterações ao longo do tempo, mas o conceito original ficou intacto. O redesign mais recente da empresa data de 2010.
Quanto ela vale hoje
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca GOOGLE está avaliada em US$ 55.317 bilhões, ocupando a posição de número 4 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 1 no ranking das marca mais influentes do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 92 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2011 (empresas de maior faturamento no mercado americano).

Ou melhor, o mundo no GOOGLE. O grau de dependência do mundo em relação ao GOOGLE pode ser medido em números: mais de 760 milhões de internautas acessam sua página mensalmente; responde a mais de 210 milhões de consultas por dia; maior site de buscas do planeta com 1.7 bilhões de pesquisas diariamente; proprietário de fenômenos como Orkut, Blogger e Youtube; emprega quase 31.500 pessoas; possui subsidiárias em mais de 43 países e 180 domínios registrados; seu site é traduzido para 116 idiomas; oferece mais de 100 produtos e serviços; é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo; contrata 16 novos funcionários por dia; além de faturar US$ 29.3 bilhões e ser o 1º site mais visitado da Internet. Precisa algo mais. Além disso, o GOOGLE é forte concorrente da Apple em mobilidade; da Microsoft, em internet; do Facebook, nas redes sociais; e das emissoras de tevê e dos provedores de conteúdo, em virtude dos serviços Google TV e YouTube.





Twitter



Quanto: 15 dólares
O passarinho azul mais famoso do mundo surgiu a partir de uma simples imagem de banco de dados, ao preço de 15 dólares. O artista que a assinou, Simon Oxley, deve ter recebido pouco mais de seis dólares pelo direito de uso. O logo foi sofrendo pequenos ajustes e para criar sua versão mais recente, divulgada em 2011, a empresa contratou um ex-designer do Google.
O TWITTER é usado por milhões de pessoas em aproximadamente de 110 países ao redor do mundo, tendo como maiores utilizadores os holandeses, japoneses, espanhóis, americanos, indonésios, venezuelanos, canadenses, ingleses e mexicanos. Seus dados de tráfego e usuários (segundo estimativa beira os 383 milhões) são uma caixa-preta. Acredita-se que somente nos Estados Unidos sejam 107 milhões de contas ativas (no mundo, elas chegariam a mais de 200 milhões, 33 milhões delas no Brasil), que geram diariamente mais de 340 milhões de mensagens. O TWITTER está disponível atualmente em mais de 25 idiomas, incluindo o português. Mesmo sem fazer dinheiro (ainda), o TWITTER é hoje a galinha dos ovos de ouro da Internet. Recentemente a empresa recebeu (e recusou) uma proposta de US$ 500 milhões, oferecida pelo Facebook, uma das redes sociais mais acessadas do mundo.



Logo da Nike


Quanto: 35 dólares
Um dos logos mais icônicos da história foi criado por Carolyn Davidson em 1971 por apenas 35 dólares. Davidson criou o conceito enquanto ainda era estudante de design da Universidade de Portlandia. Comenta-se nos bastidores que em 1983 a artista recebeu da Nike um anel de diamantes com o símbolo e algumas ações da companhia com valor secreto.
A empresa tem aproximadamente 38.000 funcionários no mundo (e mais de 950.000 trabalhadores indiretos que estão empregados nas fábricas contratadas), opera mais de 350 outlets próprios (Nike Factory Outlets), além de aproximadamente 420 lojas Niketown, NikeWomen e Nike Clearance, tendo seus produtos vendidos em 170 países. A NIKE lança por trimestre até 1.800 novos produtos. Os produtos direcionados ao público feminino atualmente geram um faturamento de US$ 4 bilhões, 20% das vendas totais da marca. Os mais de 300 milhões de pares de tênis vendidos por ano garantem um faturamento superior a US$ 20 bilhões. A NIKE possui mais de 700 fábricas, a grande maioria terceirizada e localizada em boa parte na Ásia (Indonésia, China, Taiwan, Índia, Tailândia, Vietnã, Paquistão, Filipinas e Malásia). Suas subsidiárias (Umbro, Cole Hann, Hurley e Converse) representam aproximadamente US$ 2.7 bilhões do faturamento anual da empresa.



NeXT


Quanto: 
100 mil dólares

Após sua saída da Apple, Steve Jobs fundou a NeXT em 1985. Criadora de um sistema operacional próprio e mais tarde reabsorvida pela Apple, o logo da empresa foi encomendado ao renomado designer Paul Rand. Ele era o responsável pelo design de muitos cartazes e identidades corporativas, incluindo os logotipos da IBM e da ABC.




Pepsi




Quanto: 1 milhão de dólares.
Em sua história, o logo da Pepsi já passou por diversas mudanças. O mais novo redesign do refrigerante foi assinado pelo Arnell Group, famosa empresa de design e criação de marcas, em 2008. Além do valor milionário pago aos criadores, mais algumas centenas de milhões de dólares foram empregados para trocar as identidades da marca em produtos, sedes e ações promocionais.
Segunda maior e mais reconhecida marca de refrigerante do planeta, a PEPSI está presente em mais de 75 países, com 95 fábricas e engarrafadoras localizadas nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Grécia, Rússia, Brasil e Turquia, contando com mais de 200 mil funcionários. A marca fatura mais de US$ 15 bilhões com as vendas de seus refrigerantes de cola, além de ser o vigésimo maior anunciante do mundo.




BBC


Quanto: 1,8 milhão de dólares
A história dos logos do canal remonta à 1960, quando um brasão de armas era usado como símbolo da rede. A versão mais recente foi assinada pelo designer britânico Michael Peters em 1997. A ideia, segundo o criador, era criar um logo forte que nunca mudasse, não importa a mídia onde estivesse veiculado - na TV, na internet ou em meio impresso.

A BBC é a mais importante rede de televisão e rádio da Europa e uma das maiores do mundo, alcança cerca de 274 milhões de casas em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. Deste total, 111 milhões de casas têm a emissora britânica 24 horas por dia. A empresa opera estações de rádio, canais de televisão, canais de Internet, publicações, além de outros serviços como a Universidade Aberta (Open University) e o BBC World Service Training, que treina jornalistas em dezenas de países. Somente os programas de rádio da BBC são transmitidos em 43 línguas diferentes, atingindo audiência de 151 milhões de ouvintes em todo o mundo, a maior do rádio internacional. Para trazer toda essa gama de informação e entretenimento, a emissora tem 58 escritórios internacionais e mais de 250 correspondentes. A BBC é considerada também o principal modelo de empresa pública de telecomunicações, já que é financiada em boa parte pelo governo britânico e, ao mesmo tempo, possui autonomia editorial e administrativa, apesar de não poder veicular anúncios de nenhuma espécie, por TV, rádio ou Internet, em todo o Reino Unido.

British Petroleum




Quanto: 211 milhões de dólares.
Redesenhado no ano 2000, o logo da British Petroleum levou um bom orçamento. A multinacional de petróleo e gás queria um novo conceito para a marca, depois de passar anos usando o escudo com as iniciais da empresa como logotipo. O novo logo, conhecido como “Helios”, o deus do Sol na Grécia Antiga, representaria a energia dinâmica em todas as suas formas.

A BP, terceira maior empresa de energia do planeta, possui operações em mais de 80 países ao redor do mundo, possuindo mais de 23 mil postos de gasolina (boa parte deles nos Estados Unidos), 80 mil empregados, 17 refinarias, produção diária superior a 4 milhões de barris e faturamento de aproximadamente US$ 240 bilhões. A empresa opera na exploração e produção de petróleo, gás e energia solar, refinamento, marketing e abastecimento de produtos derivados do petróleo e produtos químicos. A BP é a 4ª maior empresa do mundo de acordo com o ranking da Fortune Global 500 de 2010. Atualmente a empresa tem reservas totais de 18.5 bilhões de barris. A BP também é proprietária da marca Castrol.


Tecnologia do Blogger.