Quanto vale a imagem do seu negócio?

O mundo em que vivemos hoje é um verdadeiro sistema de signos, símbolos e tipos, dominado por milhares de pequenas e grandes empresas que espalham suas marcas por todos os lados: pelas ruas; pelos céus; dentro de casa; no cotidiano em geral; nas roupas que vestimos; na moda mobile; comidas; remédios, etc.

Quanto vale sua marca hoje? Quanto vale a marca da sua empresa hoje? Quanto vale a imagem da sua empresa?

Esse post eu não vou falar sobre valor em "moeda" mas vou falar falar do valor conceitual da marca para seu negócio.

Há muito tempo vem se discutindo sobre o valor da imagem da Coca-Cola, Nike, Itaú, Nestlé, Sony, Apple, Samsumg, Starbucks, MTV, Brahma, Sadia, Terra, Schin, etc...

Porque será que todas essas marcas acima citadas investem tanto na sua imagem?

Para quem mora em Salvador, cansou de ver Outdoors da Sadia na avenida Paralela com campanhas belíssimas, porque acha que a Sadia teve a necessidade de aderir campanha de tal forma sendo que poderia anunciar de graça nas redes sociais? Teve também várias campanhas de cerveja.

Recentemente vi no ponto de onibus uma peça de mobiliário urbano do site Terra, anunciando as 40 e poucas câmeras on-line transmitindo as Olímpiadas de Londres, porque será que o site Terra teve a necessidade de anunciar num ponto de onibus tendo também as redes sociais para anunciar de graça?

Dizem que investir hoje numa marca é coisa de bilhões de reais, certamente esse investimento terá mais valor do que qualquer outro, afinal, é onde está o segredo da empresa/negócio/organização.

A imagem hoje pode ser composta da seguinte forma:

Do "nome fantasia" que é como será chamado o seu negócio, onde as pessoas poderão identificar quem é sua empresa/negócio/organização;

Do "logotipo" que é um arranjo visualmente distinto no qual empresas e organizações são prontamente reconhecida pelos clientes;

E da "marca" um conjunto de informações visuais com uma arquitetura gráfica que permite uma comunicação coerente da imagem que você é, de quem você é, o que você vende e o tamanho do seu negócio.

Hoje agregar sua marca a uma boa imagem custa um valor razóavel, vai depender muito do tamanho do seu negócio. Mas quem hoje se planeja ou investe na imagem da empresa/negócio/organização, está diferentemente a frente daqueles que não aparecem para o público alvo. Podem ler mais sobre O Poder de uma marca forte para seu negócio aqui neste post.

Para os profissionais da minha área que se dedicam a cada dia com seus clientes nesta função eu digo o mesmo. Afinal, é complicado hoje colocar na cabeça do empreendedor, que para ele crescer dentro do mercado consumidor do seu produto, é necessário um bom trabalho da sua imagem, do perfil da empresa, até da parte interna do seu negócio.

Vou dar um exemplo bem simples que vocês irão entender:

O que mais te agrega valor?
Uma pessoa bem vestida ou uma pessoa aos trapos?



Essa é uma comparação que também pode ser feita com sua empresa/negócio/organização, já pensou sobre a imagem da sua empresa como anda? já parou para analisar? já consultou algum profissional?


Pare e pense!

Tecnologia do Blogger.