Aos 83 anos de idade e o nosso querido patrono continua firme e forte trabalhando.
Wollner foi um grande oportunista, começou a desenhar na escola e por ser destaque na época, surgiram muitas oportunidades allheias a sua arte de desenhar. Começou uma parceria com Geraldo de Barros, pintor na época que foi vencedor no 4 centenário de São Paulo com um cartaz. Como Geraldo não era desenhista, era funcionário do Banco do Brasil e pintor da época, solicitou que Wollner fizesse (desenhasse) os cartazes para ele. Geraldo de Barros na época não tinha como pagar pelo trabalho de Wollner, dai então foi quando iniciou-se a sociedade dos cartazes. Wollner não sabia pintar e Gilberto não sabia desenhar, um ensinou ao outro e foram se aperfeiçoando e ganhando mais espaço ainda.
Em 1951 Wollner foi convidado para montar uma exposição de Max Bill no Brasil, foi enviado as obras para que Wollner montasse no Museu das Artes.
Em 1951 Wollner foi convidado para montar uma exposição de Max Bill no Brasil, foi enviado as obras para que Wollner montasse no Museu das Artes.
Geraldo de Barros e Alexandre Wollner
Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm), outra importante escola alemã de design, foi fundada em 1952. Ela dizia-se ter se baseado na Bauhaus, tido inclusive alguns de seus antigos professores. Também visava unir design e industria, sendo que uma das princípais colaborações foi com a empresa BRAUN. Com a vigência de Max Bill,o primeiro diretor, ele preocupava-se com artes e meio ambiente, já na segunda, a doutrina da escola mudou, Tomás Maldonado defendia a produção industrial sem preocupações pós-guerra ou ecológicas, privilegiava um design voltado para a tecnologia. Para entrar na escola de Ulm, os alunos eram selecionados e normalmente eram apenas 30 alunos por ano, sendo avaliados a cada 03 meses, não existia nota na Escola de Ulm. A escola de Ulm acabou por uma questão política e viveu até 1972. Líder comunista suíco francês interviu na escola porque o governo disponibilizava 1 milhão de dólares.
Geraldo de Barros tinha sido convidado por Max Bill para estudar na escola de Ullm na Alemanha em 1953 e Geraldo não pode ir por conta de família e cargo na época que tinha no Banco do Brasil, então mais uma vez Wollner foi indicado com uma grande oportunidade de estudar fora do Brasil.
Criou sua primeira marca em 1954. Cinemateca Brasileira.
Em 2007 a marca da Cinemateca sofreu uma alteração radical.
Em 1955 Wollner foi convidado para fazer o cartaz da III Bienal
Primeira modulação de marca no Brasil "marca AI"
Turma do Curso de Identidade Visual com Alexandre Wollner em Salvador,
evento realizado pela Penso Design.
Alexandre Wollner apreciando uma boa Muqueca na Confraria das Ostras em Salvador. Em sua visita a Salvador para realizar a última etapa do seu curso de Identidade Visual, pude registrar bons momentos com o vô Wollner.
Um brinde ao #DesignBaiano foi este dia tão especial que hoje eu digo, marcou minha história.
Observações:
Wollner aprendeu em Ulm que a gente enxerga e vê.
Em tese Wollner afima que a função da escola é ensinar a teoria, fazer design é investir em conhecimento.
Citações de Alexandre Wollner:
"A culpa é dos arquitetos".
"O branding não é design".
"Atualmente o Briefing não funciona mais, nem para o design e nem para a publicidade".
"O trabalho de um designer de verdade, deve durar no mínimo 03 meses".
"Nunca permita que um cliente fale algo do seu trabalho, faça sempre bem feito!".
Curiosidades
1 paica = 0,04mm (você sabe o que siginifica paica?)
Incubação: Vai para o escritório, estica o papel, limpa os instrumentos, olha para o papel e entra em crise.
Desde a década de 70 que Wollner não cria Manuais de marca, cria templates da marca e entrega para o cliente.
One Comment
Muito massa!!! Olha para Peterson! Comendo muqueca com Wollner né para qualquer um não hein! ahahahah
Postar um comentário