A nova marca da Ambev com mais informalidade, veio de longe!


Segundo Camila Sanz, Gerente de Comunicação Corporativa da Ambev, a marca nova em caixa baixa traz uma informalidade, mais personalidade e um posicionamento mais próximo ao consumidor."A nova marca da ambev ficou com um aspecto mais clean, mais informal, mais simples e com uma tendência mundial'.

Guga Ketzer, o diretor de criação da ambev diz que a empresa é reconhecida por informalidade e a caixa alta dá um peso de ombro meio grande.

A marca e toda identidade visual foi criada pela agência inglesa Wolff Olins - empresa de branding que, entre outros trabalhos, atende à candidatura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

-----///-----

Eu me pergunto uma coisa: Os consumidores da Ambev estão aqui, porque ela foi procurar uma agência de outro país para desenvolver sua marca nova? Porque não deu oportunidade a novos profissionais aqui do Brasil e consumidor do seu produto?

Outra coisa foi: Existe uma agência que atende a Ambev, a Lodduca e contratou uma agência gringa para criar a "nova marca"? Será que são os mesmos donos? Será um link entre as agências? Será que é apenas uma troca de moeda "comissão"? ou será insuficiência?. Me chama que eu faço, sou designer.

Acho que depois de contratado a Wolf e ter visto o resultado, devem ter ficado arrependidos, tipo: Ah, isso ai eu faria, mas para não perder a postura, está ai o resultado. Sim, cadê a marca no Portifólio?

Gostei da nova marca, porém não entendi o lance da informalidade no qual foi a principal característica para a marca em caixa baixa. Eu vejo a Ambev como uma empresa forte de nome forte no mercado e achei que essa informalidade toda deu um "tom" de neutralidade.

Uma comparação feita por Leow do @papodebuteco


Resumo: Ambev é o leite proibido para menores de 18 anos.

7 Comments

Rafael Borges disse...

Sou formado em publicidade e vou contar o segredo. Essa historia de conceito é o caralho a gente faz o que acha legal e lança um papo semiótico pro cliente aprovar...fiz isso na faculdade inteira e agora no trabalho. Sempre tirava nota boa ou aprovo o job!

E tenho dito!

Silvinha disse...

santo de casa não faz milagre nem com a porra, é por isso que não adianta ter 1 criador de arte dentro da propria empresa, se vai contratar outro fora.... é phodda

terapiaoriental disse...

A tia Cecília disse que nome próprio tem que começar com maiúscula.

Anônimo disse...

Bem-vindo ao mundinho corporativo de grandes empresas...acham o máximo gastar com recursos externos, naquilo que poderiam fazer internamente. Ja vi esse filme várias vezes...dose.

Guilherme Gonçalves disse...

Rafael, aí está a diferença do publicitário para o designer. Publicitário faz oq acha legal, designer pensa antes de fazer....
Mas não curti a nova marca principalmente pelo fato de escolherem agência de fora, deve ser só pra dizer " Logotipo feito por uma agência de tal país..."

Morgado Marketing disse...

Cadê o kerning? Detonaram! Deve ter sido o sobrinho do dono que fez.

Erich Mathëws disse...

Que recalque, Guilherme!
Informe-se sobre publicidade um pouco antes de soltar sua lingua frouxa... Me parece que vc, aparentemente, um designer pensante, pecou bastante ao não pensar ou se informar sobre o que faz um publicitário...
Lastimável!

Tecnologia do Blogger.