Erros e acertos nos cartazes da Copa 2014

Uma breve análise sobre os cartazes de divulgação da Copa de 2014 no Brasil.

Curitiba
A Araucária, símbolo de Curitiba e do Paraná, é onipresente na imagem de Curitiba. Ao todo, 34.949 pessoas participaram da escolha do pôster oficial, por meio de votação pelo site da Prefeitura. No plano das conotações, o pinheiro adulto se ergue para o infinito, feito taça de luz. É como se Curitiba fizesse um brinde ao futebol. A cidade receberá quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.


Críticas, elogios e Sugestões
Gostei até o momento que utilizaram uma imagem para simbolizar a cidade e o estado, mas acho que não teve muito haver com Taça de Luz. A Tipografia escolhida para o título, acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou?


Fortaleza
Uma bola que sai como se fosse lançada a partir do Castelão é a imagem da capital cearense para a Copa do Mundo de 2014. A bola carrega os principais símbolos da cidade. As texturas utilizadas e os traços do desenho remetem a uma cidade moderna que não esquece suas tradições. Fortaleza receberá três partidas da Copa das Confederações de 2013, incluindo uma das semifinais, e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.


Críticas, elogios e Sugestões
Onde estão as cores que remetem Fortaleza? Vejo praia, vejo mar, vejo estádio de futebol, mas também vejo neste cartaz uma série de cores frias, onde está a aprte que remete Fortaleza nesse cartaz? Se não tivesse o nome da Sede eu não saberia que era da capital cearense. A Tipografia escolhida para o título, acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou?

 São Paulo
O caráter cosmopolita e múltiplo de São Paulo é destacado no pôster da capital paulista. A imagem reflete uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol. O futebol está no sangue da cidade, nas ruas, no mar de edifícios, no ar. A cidade receberá seis jogos do Mundial de 2014, incluindo a partida de abertura, com o Brasil em campo.


Críticas, elogios e Sugestões
Acredito que até minha mãe "uma simples cabelereira" conseguiria identificar este gravíssimo erro de cor utilizado no título e sede do Cartaz, alguém consegue enxergar de primeira ai? Percebo que as ilustrações são muito bonitas em todas as peças, mas eles acabam cagando tudo pelos erros cometidos. A Tipografia escolhida para o título, acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou? 

Salvador
O Elevador Lacerda transformado em trave de futebol e uma bola estufando a rede que o envolve aparecem em destaque no pôster de Salvador. Do alto das torres do primeiro elevador público do mundo é possível avistar outros diversos pontos turísticos da cidade, oferecendo, como pano de fundo, a vista espetacular da Baía de Todos-os-Santos. Esse imponente cartão postal é também um atalho que liga a cidade baixa, litorânea e histórica, à moderna e crescente cidade alta. Salvador receberá três partidas da Copa das Confederações e seis da Copa do Mundo da FIFA 2014.


Críticas, elogios e Sugestões
Essa é daqui da minha terra, então posso falar a vontade. Embora muitos leigos tenham gostado da maioria das peças, os erros acontecem de forma geral, em todas as peças. Gostei bastante da ilustração do Elevador Lacerda, essa figura do Elevador sempre será cartão postal em qualquer lugar do mundo, mas essa cor escolhida para o Cartaz Sede de Salvador, deixou também um pouco a desejar, cadê as cores da minha Bahia? E esse fundo morto?. A Tipografia escolhida para o título, acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou?


Belo Horizonte
A Igreja de São Francisco de Assis, que integra o conjunto da Pampulha, aparece em destaque no desenho da capital mineira. No pôster, as imagens que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola. Belo Horizonte receberá três partidas da Copa das Confederações, incluindo uma das semifinais, e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.


Críticas, elogios e Sugestões
Bom, tenho percebido que em quase todas as peças, eles ficaram mantendo essa cor morta, esse tom claro no fundo. Acredito mesmo que o sobrinho do cara não teve preocupação em reunir mais informações e caracteristicas culturais da cidade, etc. Não sei ao certo sobre Belo Horizonte, mas achei sem vida total esta peça, bem contraditório quando ele se refere "No pôster, as imagens que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola". A Tipografia escolhida para o título, acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou?


Manaus
Duas araras vermelhas pousadas sobre uma trave de futebol resumem a relação que o pôster de Manaus para a Copa buscou: mostrar que, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos torcedores por natureza. A capital amazonense receberá quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.


Críticas, elogios e Sugestões
Para mim foi a ilustração mais bonita e bem feita em toda campanha da Copa 2014, não tenho muito o que falar desta peça, realmente essa representa Manaus com todas as cores, formas e símbolos, só mantém um mesmo erro, a tipografia escolhida para o título. Acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou?


 Recife
O pôster de Recife é repleto de movimento e cores e remete ao frevo, manifestação cultural típica do estado. Com uma sombrinha na mão, o passista realiza movimentos ágeis e leves, como as acrobacias dos jogadores, que fazem com a bola o mundo "ferver". Recife receberá três jogos da Copa das Confederações e cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.


Críticas, elogios e Sugestões
Mais uma boa ilustração e bom uso das cores no cartaz, bem movimentada, essa também já começa a remeter a cidade SEDE, mas o erro ainda continua, a tipografia escolhida para o título da peça. Acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou?


 Rio de Janeiro
O pôster do Rio de Janeiro, criado a partir de concurso nacional, representa a essência do carioca, “que se move no ritmo do mar e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol". A imagem foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner. A silhueta e a bola em um gesto descontraído formam um coração que está no centro de várias camadas expressando o amor do carioca pelo futebol. Cada camada representa um aspecto do Rio: a praia, a montanha, o Pão de Açúcar, o mar e o céu. O Rio receberá três partidas da Copa das Confederações e sete do Mundial de 2014, incluindo as duas finais.


Críticas, elogios e Sugestões
Gostei muito dessa ilustração, os designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner, estão de parabéns, ficou muito boa mesmo e eu até me surpreendi com o resultado, visto que se trata do tema Futebol, eles conseguiram reunir informações que mesmo parada, dão movimento e conteúdo a peça. Mas o erro continua, a tipografia escolhida para o título da peça. Acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou? Analisando agora esta peça e vendo que foi feita por dois designers que pelo estilo da ilustração, parecem sacar muito, fiquei me perguntando agora: Será que apenas as peças "ilustrações" eram enviadas e lá na casa do chapéu, eram colocados "carimbados" o título, sede, data? Eis a questão.... quem puder me responder isso, deixa um comentário.


Natal
O verde das matas. O amarelo das areias escaldantes. O azul do mar. Localizada na esquina da América do Sul, Natal se mostra no pôster de braços abertos para o evento. No corpo do torcedor de braços abertos é possível ver o Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, uma das marcas da capital potiguar. Natal receberá quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Críticas, elogios e Sugestões
Não sei o que é, mas não gostei dessa ilustração não, por mais que tenham utilizado o verde e amarelo, achei ainda sem vida esta peça, não passa sentimento de alegria, euforia. E o erro continua, a tipografia escolhida para o título da peça. Acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou?
 

Brasília
A imagem faz uma estilização da Catedral, uma das obras que simbolizam a cidade e um ícone arquitetônico mundial. As cores do jogador chutando a bola reforçam as múltiplas etnias que compõem a sociedade brasileira e remontam à presença dos cinco continentes na Copa. O amarelo no lado direito da imagem simboliza o sol nascente sempre a leste. Brasília receberá, no Estádio Nacional Mané Garrincha, a partida de abertura da Copa das Confederações e sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.


Críticas, elogios e Sugestões
A ilustração está muito bonita e possui características com a cidade Sede representada e por mais que tenham errado nas peças anteriores na questão do título, sede e data, neste aqui até que ficou um pouquinho mais legível. Mas ainda assim o erro continua, a tipografia escolhida para o título da peça. Acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou?


 Porto Alegre
Um atleta chutando a bola e a imagem da Usina do Gasômetro representam, no pôster de Porto Alegre, a grandeza do evento e o legado deixado por ele, como a riqueza cultural, desenvolvimento tecnológico, estrutural e riqueza econômica, representados também pelas faixas coloridas. As pessoas que aparecem no cartaz vibrando representam a paixão do porto-alegrense pelo futebol. A capital gaúcha receberá cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.

 Críticas, elogios e Sugestões
Uma  ilustração muito bacana também e possui características com a cidade Sede representada e por mais que tenham errado nas peças anteriores na questão do título, sede e data, neste aqui até que ficou um pouquinho mais legível. Mas ainda assim o erro continua, a tipografia escolhida para o título da peça. Acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou? 


Cuiabá
No pôster da capital de Mato Grosso, o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, é um dos destaques. O futebol é representado pela bola nos pés do jogador. A vibração das pessoas com o evento, em especial da torcida pantaneira, é traduzida no movimento da bola e as formas que a cercam. O mapa do estado no centro da bola mostra que Cuiabá está preparada para receber o maior evento de sua história. A cidade receberá quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.

 Críticas, elogios e Sugestões
Uma  ilustração muito bacana também e possui características com a cidade Sede representada e por mais que tenham errado nas peças anteriores na questão do título, sede e data, neste aqui até que ficou um pouquinho mais legível. Mas ainda assim o erro continua, a tipografia escolhida para o título da peça. Acredito que foi a mesma utilizada na marca da Copa 2014, erro muito grave nas duas questões, sem contar com tamanho da fonte "proporção" com a peça, ai eles mudam de tipologia no nome da cidade ou sede e depois volta para a fonte do título, erradíssimo. Poderia ter continuado com a tipologia da sede para a data. Outro erro gravíssimo é na diagramação das marcas, será que isso foi uma exigência da FIFA oi foi o criador que realmente errou? 


Bom, todos os comentários acima são meus, baseados em análises feitas sobre todos os cartazes divulgados para Copa do Mundo de 2014, espero que gostem e aguardo também sugestões e críticas dos meus leitores. O texto que explica os cartazes foram tirados do site do da Copa de 2014.

Tecnologia do Blogger.